Instituto Pensar - Redefinindo a criatividade: a tecnologia está matando a imaginação?

Redefinindo a criatividade: a tecnologia está matando a imaginação?

por James Ingram10/08/2018

Os críticos dizem que a tecnologia está comprometendo nossa capacidade de ser criativo, mas, se usada corretamente, pode ter o resultado oposto inteiramente.

Entre muitas outras críticas à tecnologia, está a atrapalhar a criatividade, ou até mesmo acabar com a criatividade no atacado. Os detratores dizem que a tecnologia faz isso de maneiras diferentes. Por exemplo, eles dizem que a capacidade do smartphone de nos manter entretidos sempre que o tédio ameaça se acomodar sufoca o pensamento original que poderia ter ocorrido de outra forma. E a Internet, dizem os críticos, nos dá um modelo para tudo e uma oferta ilimitada de conteúdo que podemos extrair, copiar ou até mesmo roubar. As mídias sociais, por sua vez, fornecem uma eco-câmara para o que pensamos, minimizando o conflito criativo que leva a novas idéias. Tudo somado, parece que na mente de muitos, tecnologia e criatividade estão em oposição.

A informação pode melhorar a criatividade, não eliminá-la.

Mas é isso? Quando os primeiros videogames foram lançados, o público foi informado de que teria esse efeito. Agora, a ciência está mostrando que os   , não menos. Os videogames podem representar apenas uma pequena área do que chamamos de tecnologia, mas podemos ver na acusação de que a tecnologia geralmente está matando a criatividade - o mesmo tipo de negatividade brusca que vem com qualquer mudança cultural significativa. E como qualquer mudança em larga escala, sempre há conseqüências negativas. No caso da tecnologia, os benefícios superam de longe essas desvantagens - mesmo quando se trata da imaginação e do pensamento original.

A informação não elimina a criatividade. Podemos ter mais dados do que nunca, mas a maneira como o usamos está longe de ser definida como pedra. Quem poderia ter adivinhado quinze anos atrás que as pessoas ao redor do mundo estariam entrando nos carros de estranhos, ou dormindo em camas de pessoas que nunca conheceram? E, no entanto, a Uber e a Airbnb - duas empresas verdadeiramente originais - são agora marcas domésticas. E isso para não falar da maneira como o Google mudou a maneira como vivemos sua inventividade. Consideramos a tecnologia de mecanismo de busca como certa, mas o domínio do Google no campo representa alguns dos pensamentos mais criativos de uma geração. Graças a eles, com alguns toques de teclado, podemos fazer perguntas ao mundo como: "Como posso melhorar minha criatividade?"

Tecnologia que aumenta o alcance dos criativos. 

A tecnologia não apenas possibilita a criatividade, mas a nutre. Por meio de plataformas como o YouTube, qualquer pessoa com uma conexão à Internet pode aprimorar suas habilidades e se inspirar em outras, enquanto os sites de reunião permitem que músicos, escritores ou cineastas iniciantes se juntem e explorem ideias e técnicas. No passado, havia barreiras para o sucesso criativo que a tecnologia foi corroída. Graças à Internet, artistas em pequenas aldeias ao lado do planeta podem alcançar um público amplo, e nós, por sua vez, podemos experimentar tipos de criatividade nascidos de culturas muito diferentes, o que aumenta a nossa própria. Os fóruns e as plataformas de mídia podem criar câmaras de eco para algumas formas de pensamento, mas também representam arenas de discussão seguras para todos os tópicos e pessoas, incluindo criativos e potenciais criativos, onde exercícios e conversas podem estimular o pensamento original.

A tecnologia também permite uma maior proliferação de idéias e produtos, o que significa mais inspiração. Eric Colson, diretor de algoritmos da Stitch Fix, disse que as máquinas "ampliam o número de possibilidades que um designer humano pode considerar", relata o Business of Fashion . Sites como o Instagram fazem a mesma coisa no reino da fotografia: o vasto número de imagens disponíveis significa uma fonte ilimitada de inspiração para fotógrafos profissionais e aspirantes.

A tecnologia não é perfeita e existem centenas de artigos que lhe dirão porquê. Mas a ideia de que há algo inerentemente sufocante em termos de criatividade não é verdade, e a cultura da criatividade no Vale do Silício é apenas a prova mais óbvia disso. Os criativos não devem temer o "ataque" tecnológico, mas sim procurar formas de aproveitá-lo para se tornarem melhores naquilo que fazem. O que encontraremos em breve (e alguns diriam que já aconteceu) não é um desligamento da imaginação, mas um período sem precedentes de florescimento criativo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: